Pular para o conteúdo principal

De olho no Futuro: Coleta de saliva pode substituir exames de sangue no Futuro

                               Coleta de saliva traz diversos benefícios

Pesquisas na área de instrumentalização analítica e análises clínicas apontaram que a coleta de saliva por substituir o tradicional exame de sangue no futuro. A obtenção de material por meio da saliva é uma opção menos invasiva e até o próprio paciente pode coletar uma amostra.
Para coletar a saliva é utilizado um dispositivo constituído por um tubo de plástico em formato de cone, com uma base inserida nesse tubo e um algodão. No laboratório, sua manipulação consiste basicamente em uma centrifugação, o que agiliza os procedimentos pré-analíticos.
A saliva obtida por meio deste dispositivo, é uma excelente matriz biológica e pode ser utilizada para identificar diversos dados como os níveis de:
  • cortisol;
  • di-hidrotestosterona (DHT);
  • dehidroepiandrosterona (DHEA);
  • androstenediona;
  • progesterona;
  • testosterona;
  • estrona;
  • estradiol;
  • estriol;
  • insulina;
  • anticorpo IgA;
  • estudos com DNA incluindo avaliações de SNP (single nucleotide polymorphism – polimorfismo de nucleotídeo único);
  • toxicologia analítica (dosagens de álcool e outras drogas).
“Há estudos para utilizar o fluido oral e obter biomarcadores de doenças cardíacas, renais, autoimunes, infecciosas e diabetes”, explica o pós-doutor em toxicologia da USP, Marcelo Filonzi.
Laboratórios brasileiros já aderiram ao novo exame
O uso deste dispositivo já existe em alguns centros de diagnóstico, e a tendência é um aumento rápido de adesão, devido à confiabilidade dessa matriz biológica. Como os laboratórios clínicos, que pensando na praticidade e conforto dos seus pacientes, já estão aderindo a nova forma de coleta de material.
“Há exames que devem ser colhidos em momentos diferentes em um mesmo dia. Utilizando-se o fluído oral, o paciente pode retirar os dispositivos de coleta no laboratório, colher na casa dele e entregar no dia seguinte ou solicitar ao laboratório, caso esse tenha o serviço disponível, a retirada domiciliar dos materiais. É comum encontrarmos pessoas com muito medo e traumas de agulhas, idas ao hospital ou laboratório. A opção de coleta salivar minimiza esses desconfortos”, completa Filonzi.
Outro ponto positivo da coleta de saliva é que os exames laboratoriais poderão ser mais acessíveis e, consequentemente, haverá menos custos durante todo o processo, desde a coleta até a liberação dos resultados.











Fonte: Farmácia Estética @ https://farmaciaestetica.com.br/coleta-de-saliva-exames-sangue/?utm_campaign=noticias_blog_2018_-_30012018&utm_medium=email&utm_source=RD+Station#.WnG5Na6nHIV 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Número de refugiados reconhecidos sobe 12% no Brasil em 2016

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil O número de refugiados reconhecidos no país aumentou 12% no país, em 2016, chegando a 9.552 pessoas de 82 nacionalidades.  Os dados acumulados entre 2010 e 2016  foram divulgados hoje (20) pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para marcar o Dia Mundial do Refugiado.  Do total de refugiados no país, 8.522 foram reconhecidos por vias tradicionais de elegibilidade, 713 chegaram ao Brasil por meio de reassentamento e a 317 foram estendidos os efeitos da condição de refugiado de algum familiar. Os países com maior número de refugiados reconhecidos no Brasil em 2016 foram Síria (326), República Democrática do Congo (189), Paquistão (98), Palestina (57) e Angola (26). Os pedidos de refúgio, segundo o Conare, caíram 64% em 2016, em comparação com 2015, sobretudo em decorrência da diminuição das solicitações de haitianos. Os países com maior número de solicitantes d...

Doenças comuns na época de frio (Prevenção,Tratamento,Sintomas)

Na época do frio, as pessoas normalmente se concentram em locais fechados, assim o ar mais seco traz a grande facilidade para a poluição e a propagação de vírus e bactérias causadoras de muitas doenças. por isso é muito importante na época mais fria do ano redobra os cuidado com a saúde.As doenças mais comuns no inverno são: sinusite, otite, pneumonia, gripe, resfriado, rinite, asma, amidalite, bronquite e diversas alergias.       SINUSITE:   é a inflamação dos seios nasais, que são cavidades no crânio em torno do nariz. Provocada  por alergias ou infecções de vírus ou bactérias, causa dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos.                           PREVENÇÃO: ·          Evite locais com poluição e fumo de tabaco, que irritam as vias aéreas. ·       ...

O que é o cálculo renal?

                                                                                                                                                                          O cálculo renal ou pedra nos rins geralmente começa como um pequeno material parecido com um cristal, que gradualmente se desenvolve em uma massa grande e sólida. A urina normalmente possui substâncias químicas que inibem a formação desses cristais. Quando eles permanecem pequenos podem passar pelo trato urinário e serem excretados sem que percebamos. Porém quando se juntam para formar uma pedra, pode...