Pular para o conteúdo principal

Conheça 6 fatos curiosos sobre o olho humano que quase ninguém sabe


Resultado de imagem para OLHO



visão é um dos sentidos mais importantes, todos sabem. Ela é responsável por até 80% dos estímulos que resultam nos movimentos do corpo. Mas e os olhos? Você conhece a importância deles no nosso organismo? Você sabia, por exemplo, que os olhos se movem mesmo quando estamos dormindo? E que eles também sofrem com a exposição aos raios solares? De acordo com a Dra. Wânia Freire, oftalmologista, tudo o que nós vemos é uma combinação entre as imagens reais e aquilo que o cérebro interpreta. Com isso, nós podemos enganar o nosso cérebro criando as chamadas ilusões de óptica.
Confira essas e outras curiosidades desse maravilhoso órgão do corpo humano explicadas pela médica.
1.  Cada um dos olhos pesa, aproximadamente, 28 g e tem cerca de 2,5cm de diâmetro.
Difícil acreditar como uma estrutura tão pequena pode processar um número tão grande de informações. Composto por inúmeras estruturas como córnea, íris, cristalino, corpo vítreo, esclera, coroíde, retina e fóvea central, o olho capta a luz refletida pelos objetos à nossa volta e a transforma em um sinal que é processado pelo cérebro.
2.    Os músculos que controlam os movimentos dos olhos são os mais ativos do corpo humano.
Os músculos aos quais os olhos estão ligados, e que os mantêm alinhados, permitem que eles se movimentem para que possamos observar diferentes objetos em diversas posições sem que, para isso, precisemos mexer a cabeça. Mesmo durante o sono, os olhos continuam se movendo freneticamente. Este fenômeno é conhecido como REM, “rapid eye movement” (movimento rápido dos olhos, em inglês).
3.   Os olhos processam 36.000 bits de informação a cada hora.
Essa velocidade é comparável à da mais rápida aeronave existente.
4.  Cada olho tem um ponto cego na parte de trás da retina.
É a cabeça do nervo óptico, ou papila. Como as células desta região são apenas transmissoras, uma imagem focada no nervo não é captada e, portanto, este torna-se um ponto cego. Nós não percebemos este defeito porque os olhos trabalham em conjunto para cobrir o ponto cego um do outro.
5.  Os raios UV, emitidos naturalmente pelo sol, podem prejudicar os olhos.
Esses raios podem causar tumores e alterações na superfície da córnea, ou ainda, a opacidade do cristalino, conhecida como catarata. Nós precisamos proteger os olhos contra essa exposição. Óculos solares são acessórios que ajudam nessa função. Quem tem necessidade de correção óptica, pode contar ainda com as lentes de contato com proteção UV classe I* ou classe II**, que bloqueiam a maior parte da radiação UV que atinge a área central dos olhos, protegendo as estruturas internas e superfície ocular, inclusive dos raios que passam pelas laterais dos óculos.
*Proteção UV classe I – bloqueia pelo menos 90% dos raios UVA e 99% dos raios UVB.
** Proteção UV classe II – bloqueia pelo menos 50% dos raios UVA e 95% dos raios UVB.
6.    As imagens são enviadas para o cérebro ao contrário e de ponta cabeça.
A imagem que se forma na retina é invertida, mas o cérebro recebe esta informação e a transforma, colocando-a na posição correta.











FONTE; http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/online/conheca-6-fatos-curiosos-sobre-o-olho-humano-que-quase-ninguem-sabe-1.1286818

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Número de refugiados reconhecidos sobe 12% no Brasil em 2016

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil O número de refugiados reconhecidos no país aumentou 12% no país, em 2016, chegando a 9.552 pessoas de 82 nacionalidades.  Os dados acumulados entre 2010 e 2016  foram divulgados hoje (20) pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para marcar o Dia Mundial do Refugiado.  Do total de refugiados no país, 8.522 foram reconhecidos por vias tradicionais de elegibilidade, 713 chegaram ao Brasil por meio de reassentamento e a 317 foram estendidos os efeitos da condição de refugiado de algum familiar. Os países com maior número de refugiados reconhecidos no Brasil em 2016 foram Síria (326), República Democrática do Congo (189), Paquistão (98), Palestina (57) e Angola (26). Os pedidos de refúgio, segundo o Conare, caíram 64% em 2016, em comparação com 2015, sobretudo em decorrência da diminuição das solicitações de haitianos. Os países com maior número de solicitantes d...

Doenças comuns na época de frio (Prevenção,Tratamento,Sintomas)

Na época do frio, as pessoas normalmente se concentram em locais fechados, assim o ar mais seco traz a grande facilidade para a poluição e a propagação de vírus e bactérias causadoras de muitas doenças. por isso é muito importante na época mais fria do ano redobra os cuidado com a saúde.As doenças mais comuns no inverno são: sinusite, otite, pneumonia, gripe, resfriado, rinite, asma, amidalite, bronquite e diversas alergias.       SINUSITE:   é a inflamação dos seios nasais, que são cavidades no crânio em torno do nariz. Provocada  por alergias ou infecções de vírus ou bactérias, causa dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos.                           PREVENÇÃO: ·          Evite locais com poluição e fumo de tabaco, que irritam as vias aéreas. ·       ...

O que é o cálculo renal?

                                                                                                                                                                          O cálculo renal ou pedra nos rins geralmente começa como um pequeno material parecido com um cristal, que gradualmente se desenvolve em uma massa grande e sólida. A urina normalmente possui substâncias químicas que inibem a formação desses cristais. Quando eles permanecem pequenos podem passar pelo trato urinário e serem excretados sem que percebamos. Porém quando se juntam para formar uma pedra, pode...