Pular para o conteúdo principal

Benefícios e malefícios da hortelã

Resultado de imagem para hortelã



A hortelã é uma das ervas medicinais mais valiosas conhecidas pelo homem. É usada para tratar muitas doenças e enfermidades. Suas propriedades benéficas tem sido muito usadas na medicina tradicional e popular, em cosméticos, na preparação de alimentos e até mesmo para a perda de peso.
Na Rússia se acredita que ela é uma erva da longevidade, mas também é um forte alérgeno e pode não ser igualmente benéfico para todas as pessoas.

Propriedades úteis e terapêuticas da hortelã

A hortelã possui muitas propriedades medicinais, ela ajuda a aliviar o estresse, melhora o trabalho do trato gastrointestinal (melhora a digestão, reduz a acidez do estômago), possui um efeito benéfico para a pele, acaba com a coceira e a irritação.
Essas propriedades benéficas da hortelã é devido a sua composição única: mentol, vitamina B, C, fibra, óleos essenciais e taninos. Contém anti-inflamatórios, antibacterianos, analgésicos e efeito antioxidante.
Ela também é útil em hematomas, inflamação dos gânglios linfáticos e ajuda a fortalecer o tecido muscular.
Acalma, alivia a irritação, melhora a capacidade mental, é recomendado ter uma vela suave no quarto ou espalhar saquinhos com folhas secas pela casa.
A hortelã ajuda a acelerar o metabolismo, por isso é recomendada para a perda de peso. Pode ajudar a diminuir a sensação de fome, acelerar o processo de perda de peso e eliminar substancias tóxicas.
E um dos mais conhecidos é por causa do seu forte sabor que ajuda a eliminar outros odores. Por isso é muito usada em pastas de dentes, gomas de mascar e a inda na composição de perfumes.
É recomendado fazer inalações com essa erva para o tratamento da tosse, pois facilita a respiração. Essa inalação também é útil para os fumantes, pois pode ajudar a reduzir os efeitos nocivos da nicotina nas vias aéreas.
Ela também é usada no tratamento da bronquite, amigdalite, faringite, rinite e outras doenças inflamatórias do sistema respiratório.

Óleos essenciais da hortelã

O óleo da hortelã pimenta é diurético e é usado em doenças do trato gastrointestinal (alivia a diarreia, náuseas), ajuda com dores reumáticas e artríticas.
O mentol que esta na composição do óleo essencial promove a vasodilatação, estimula o sistema circulatório, elimina dores de cabeça, ajuda a combater a enxaqueca.

Uso na medicina

Devido ao alto teor de mentol, a hortelã é parte de muitos medicamentos e suplementos dietéticos.
O seu principal componente o mentol, é usada para a fabricação de diversas infusões, pomadas, cremes, pastas de dentes, géis e cremes anti-inflamatórios.

Benefícios e malefícios da hortelã para o homem

Embora haja muitas propriedades benéficas na hortelã, não é bom que se abuse dessa erva, pois ela possui um forte impacto sobre os hormônios masculinos. Estudos mostram que o consumo regular da hortelã-pimenta ajuda a reduzir a testosterona.
Por isso não deve consumir mais de 2 xícaras de chá por dia, pois assim não será prejudicial, ao contrário será benéfico para a saúde. Vai acalmar os nervos, relaxar e melhorar o sono.

Benefícios e malefícios da hortelã para as mulheres

Os benefícios da hortelã para as mulheres são comprovados cientificamente, reduz o nível da testosterona, até mesmo ajudando a desenvolver o hormônio feminino o estrogênio, ela pode ajudar a eliminar o excesso de pelos e também no tratamento da infertilidade e ajuda a aliviar os sintomas desagradáveis da menopausa.
Além disso os cientistas descobriram que quando usado em quantidades razoáveis, tem efeito benéfico sobre a função reprodutiva das mulheres e homens.

Hortelã na culinária

Possui um aroma delicado, refrescante e calmante, por isso é amplamente utilizado na culinária na preparação de diversas sobremesas e bebidas. As propriedades úteis da hortelã-pimenta e do mentol, é usado na preparação de sorvetes, doces, chocolate, bolos e até mesmo molhos. No verão pode-se preparar bebidas refrescantes com o uso dela, ajuda a saciar a sede e a ficar em boa forma e no inverno para se manter quente e calmo.

Contraindicações da hortelã

A hortelã é uma planta medicinal que trás muitos benefícios a nossa saúde, mas por mais que seja benéfico não deve ser consumido em quantidades exageradas, pois se torna prejudicial.
Por isso você deve considerar algumas contraindicações.
O uso excessivo pode se tornar viciante, e então você não vai conseguir o efeito desejado. Por exemplo, se você fizer o uso desse chá para a insônia, com o tempo ele não funcionará mais.
O seu uso excessivo também pode causar azia, exacerbação das varizes,  congestão nasal.
É estritamente proibido dar qualquer tipo de hortelã para crianças menores de 5 anos, pois pode causar reações alérgicas graves.




FONTE:http://autodsv.com/beneficios-e-maleficios-da-hortela/

Comentários

  1. Eu gosto de tomar hortelã que ela calma hortelã acalma o sistema nervoso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Número de refugiados reconhecidos sobe 12% no Brasil em 2016

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil O número de refugiados reconhecidos no país aumentou 12% no país, em 2016, chegando a 9.552 pessoas de 82 nacionalidades.  Os dados acumulados entre 2010 e 2016  foram divulgados hoje (20) pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para marcar o Dia Mundial do Refugiado.  Do total de refugiados no país, 8.522 foram reconhecidos por vias tradicionais de elegibilidade, 713 chegaram ao Brasil por meio de reassentamento e a 317 foram estendidos os efeitos da condição de refugiado de algum familiar. Os países com maior número de refugiados reconhecidos no Brasil em 2016 foram Síria (326), República Democrática do Congo (189), Paquistão (98), Palestina (57) e Angola (26). Os pedidos de refúgio, segundo o Conare, caíram 64% em 2016, em comparação com 2015, sobretudo em decorrência da diminuição das solicitações de haitianos. Os países com maior número de solicitantes d...

Doenças comuns na época de frio (Prevenção,Tratamento,Sintomas)

Na época do frio, as pessoas normalmente se concentram em locais fechados, assim o ar mais seco traz a grande facilidade para a poluição e a propagação de vírus e bactérias causadoras de muitas doenças. por isso é muito importante na época mais fria do ano redobra os cuidado com a saúde.As doenças mais comuns no inverno são: sinusite, otite, pneumonia, gripe, resfriado, rinite, asma, amidalite, bronquite e diversas alergias.       SINUSITE:   é a inflamação dos seios nasais, que são cavidades no crânio em torno do nariz. Provocada  por alergias ou infecções de vírus ou bactérias, causa dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos.                           PREVENÇÃO: ·          Evite locais com poluição e fumo de tabaco, que irritam as vias aéreas. ·       ...

O que é o cálculo renal?

                                                                                                                                                                          O cálculo renal ou pedra nos rins geralmente começa como um pequeno material parecido com um cristal, que gradualmente se desenvolve em uma massa grande e sólida. A urina normalmente possui substâncias químicas que inibem a formação desses cristais. Quando eles permanecem pequenos podem passar pelo trato urinário e serem excretados sem que percebamos. Porém quando se juntam para formar uma pedra, pode...