Pular para o conteúdo principal

Entenda como funciona a busca do equilíbrio entre razão e emoção


O Controle Emocional é a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e expressando-os de maneira saudável para si e para o grupo no qual está inserido.


Resultado de imagem para emoçoes


O equilíbrio entre razão e emoção é o caminho mais adequado. Os excessos costumam trazer consequências prejudiciais às pessoas. A razão excessiva faz com que o sujeito vivencie e expresse pouco suas emoções, absorvendo para si toda a carga emotiva.
A pessoa mais sensível, que explicita seus sentimentos com facilidade, age por impulso e gera situações sociais desconfortáveis. O conhecimento das emoções e sentimentos do sujeito, bem como, dos limites suportados é um primeiro passo para a busca do equilíbrio emocional.
Lidar com a emoção e a razão em proporções que levam o sujeito a colocar-se de modo saudável diante das circunstâncias vividas poderá trazer um modo de vida estruturado, adequado à sociedade e, principalmente, saudável para si mesmo.
Uma pessoa que é tomada pelas emoções, agindo de modo impulsivo, geralmente, envolve-se em relacionamentos conflituosos, perde oportunidades de trabalho, arrepende-se de suas atitudes, gerando tumulto em sua vida e na dos próximos.

Imagem relacionada
Por outro lado, um sujeito que reprime suas emoções, não necessariamente estará utilizando só a razão para resolver suas questões. As emoções podem afetar suas decisões e posicionamentos diante da vida, porém os sentimentos não são expressos.
A falta de manifestação das emoções e dos pensamentos provoca dificuldades na comunicação com outras pessoas, decisões e atitudes pouco efetivas, dificuldades nos relacionamentos pessoais e sociais, e principalmente, a possibilidade de somatização da carga emotiva.
"As emoções podem afetar suas decisões e posicionamentos diante da vida, porém os sentimentos não são expressos".
Essa nova geração de jovens adultos, de modo geral, foram crianças que expressaram mais suas emoções e seus desejos, o que é benéfico, pois puderam vivenciar sentimentos e entrar mais em contato consigo mesmo. Tiveram oportunidades de serem autênticos.
Porém, tiveram essa experiência com pouca capacidade de um adulto em impor limites, e até mesmo, saber lidar com suas próprias emoções diante das situações difíceis.
É uma geração que sabe lidar pouco com suas frustrações, mas que possui potencial para adquirir equilíbrio emocional, se assim se propuserem a buscá-lo.
Lidar com frustrações é sofrido e angustiante
Diante dessa dificuldade, muitos acreditam que o caminho é eliminar a emoção da vida. Mas, esquecem que, na tentativa de eliminar a emoção, além de não vivenciar frustrações, tristezas, angústias, ansiedades, também não se vive amor, carinho, alegria, felicidade, conquistas.
Resultado de imagem para emoçoes
Porém, também as frustrações, sentimentos de injustiça podem atuar de um modo positivo, gerando força para mudanças de situações desagradáveis e sofredoras. A sociedade está buscando um ideal de sujeito que não é humano.
A emoção, como também a razão, faz parte do homem e de como ele se manifesta na vida, cada qual com sua singularidade. As diferenças enriquecem a vida e as pessoas, que podem aprender a viver com mais flexibilidade e se adequarem melhor às suas necessidades.
A medida do descontrole emocional é aquela que prejudica a sociedade e o sujeito. Se uma pessoa não consegue lidar com a frustração do trânsito e tem ataques de fúria, dirigindo de modo imprudente e cometendo crimes, coloca a sociedade em risco.
O sujeito que não consegue lidar com a discordância de seu pensamento, e perde seu trabalho por um comportamento impulsivo, coloca a si mesmo em risco. Nesses casos, é necessária a busca de ajuda profissional. Uma terapia poderá trazer benefícios ao lidar melhor com suas emoções e sentimentos.

Imagem relacionada



Fonte:http://www.bhmulher.com.br/wp-content/uploads/2013/05/mulher-feliz-triste-danuza-leao-1200x545_c.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HIGIENE E SAÚDE

           Hábitos de Higiene que podem EVITAR  serias doenças.  Higiene  é o conjunto de  conhecimentos  e  técnicas  que visam a promover a  saúde  e evitar as  doenças . Entre as doenças que a higiene procura evitar, estão as  doenças infecciosas , contra as quais ela se utiliza da  desinfecção ,  esterilização  e outros métodos de  limpeza .                                                                                                                  HÁBITOS DE HIGIENE  Segundo o dicionário Michaelis, Higiene é um sistema de princípios ou regras que evita do...

Você sabia que copos descartáveis liberam substância nociva ao homem quando aquecidos?

VOCÊ SABIA?? O COPO DESCARTÁVEL PODE SER UM GRANDE VILÃO.  O café causa estresse e aumenta a  pressão arterial, muita gente já  sabe. Mas o hábito de tomar  cafezinhos durante o expediente esconde um outro mal: aquecido, o  plástico dos copinhos descartáveis libera uma substância química  semelhante ao hormônio feminino, o xenoestrogênio. Ao entrar no organismo junto  com a bebida, o xenoestrogênio ocupa os receptores desse  hormônio, aumentando a chance de as mulheres terem câncer de mama ou útero. Já os homens ficam mais predispostos ao câncer de próstata, à infertilidade e à diminuição do número de espermatozóides. "Estamos o tempo todo  expostos ao xenoestrongênio, que é liberado por todos os  derivados de petróleo. Por isso, devemos evitar os copos plásticos  para o café", alerta a médica Tâmara Mazaracki. Usar  vasilhas plásticas no microondas é contra-indicado. O copinho descartável não é o único materia...

FATOS SOBRE O CORPO HUMANO QUE VOCÊ NUNCA SERÁ CAPAZ DE ESQUECER

O corpo humano é uma máquina incrível e que está sempre em transformação e é por causa desse contínuo processo de mudanças que não é possível dizer que a Ciência já descobriu tudo sobre ele. Há inclusive, inúmeras informações por aí, a respeito de nossa anatomia, que são impressionantes e que pouca gente conhece. Confira nossa lista e descubra algumas dessas curiosidades sobre o corpo humano e seu funcionamento que você nunca mais vai deixar de se lembrar: Seu coração pode continuar batendo fora do seu corpo. O sangue é bombeado a uma pressão suficiente para jorrar a mais de 10 metros em uma sala. Existem ácaros que vivem em seus cílios. Um adulto tem, em média, 10 vezes mais bactérias do que células humanas que vivem em seu corpo. Se você esticasse todos seus vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares) de ponta a ponta, a linha criada poderia circular o globo mais de duas vezes. ...