Pular para o conteúdo principal

Dicas para melhorar o Funcionamento do cérebro

     QUE TAL CUIDAR MELHOR DO SEU CÉREBRO?  





 DICAS PARA TER UM CÉREBRO COM UM MELHOR DESEMPENHO. 




                                            
                                            
                                                     Durma bem 




Resultado de imagem para pessoa dormindo e sonhando






Dormir menos que o necessário ou mal causa impacto no desempenho intelectual, na memória e na concentração. Um adulto, em média, precisa de sete a oito horas de sono por dia. Mas, dependendo da pessoa, o período pode ser maior ou menor. "Para saber a sua necessidade, é só observar quanto dorme sem despertador em um dia de folga", ensinou a neurologista Rosa. Para um descanso melhor, torne o quarto aconchegante, não o use como ambiente de trabalho e evite ingerir álcool ou cafeína à noite. Se apresentar problemas como insônia e apneia, procure um médico.

                         

                                    Exercite o cérebro





Resultado de imagem para desenho do cerebro





Quanto mais usar o intelecto mais o cérebro se mantém ativo. Cérebro pouco utilizado não tem a mesma agilidade. A sua desenvoltura cai. Portanto, estude, leia, faça jogos de raciocínio, palavras-cruzadas, ou então pratique atividades.quando aparecer aquela preguiça de ir para a academia, resista. A repetição fará com que a cada manhã seja mais fácil levantar da cama.


                                 
                                   Meditação 


Resultado de imagem para pessoa meditando


  • Aumenta a sua capacidade de concentração. Capacidade ameaçada pelo nosso modo de vida multi-tarefas digital;
  • Promove sua auto disciplina. Tarefas difíceis, como o aprendizado de uma nova língua exigem elevado grau de auto disciplina. A meditação ainda promove, além da auto disciplina, auto confiança, auto aceitação e auto consciência;
  • Melhora sua saúde e fortalece seu sistema imunológico. A meditação promove exatamente o efeito contrário ao stress, que o deixa mais vulnerável e debilitado. Se o stress pode causar doenças, a meditação pode até curá-las;
  • Traz paz e clareza ao raciocínio;                                                                                                                                                                                                               

               UMA BOA ALIMENTAÇÃO É IMPORTANTE


                                     


                                         EVITE ISSO:

Resultado de imagem para COMIDAS QUE ENGORDAM



                                           

                                                         
                                    COMA  ISSO: 

Imagem relacionada


Tudo aquilo que ingerimos exerce um grande impacto sobre a função cerebral, podendo interferir no humor, no pensamento, no comportamento, na memória, no aprendizado e no envelhecimento celular.

Através de uma alimentação colorida e variada, podemos fornecer os nutrientes necessários para manter o cérebro ativo e saudável.
Alimentos importantes para o bom funcionamento cerebral:
- Carboidratos
Os carboidratos - cereais, pães, massas, hortaliças, frutas - devem constituir, no mínimo, 50% da dieta. A glicose é o combustível energético do cérebro. Por isso, é fundamental alimentar-se em horários regulares - a cada três horas - e fazer de cinco a seis refeições para manter a glicemia estável durante todo o dia.
- Frutas e vegetais verde-escuros 
Fontes de vitamina C, eles são um importante antioxidante que protegem os neurônios dos danos oxidativos dos radicais livres.
- Castanha do Pará, nozes e amêndoas
Ricos em vitaminas E e selênio, reduzem o estresse oxidativo e seu dano às células do cérebro, melhoram o sistema imune e protegem contra o envelhecimento celular.
- Peixes 
Excelentes fontes de ômega 3, os peixes - salmão, atum, arenque e sardinha - são importantes para a função neurológica, sensibilidade cognitiva, aprendizado e comportamento.
- Farinha de linhaça
A farinha de linhaça tem efeito anticarcinogênico, antiandrogênico - diminuindo a LDL e aumentado a HDL - e também é uma boa fonte vegetal de ômega 3.
- Ovos
A gema do ovo é rica em colina, um nutriente necessário à transmissão nervosa, à regulação biliar e ao funcionamento do fígado. Ela minimiza o excesso de gordura no fígado, ajuda na produção de hormônio e é necessária ao metabolismo de lipídeos e colesterol. Sem colina, o funcionamento do cérebro e a memória ficam prejudicados.
- Leite e derivados, mel, aveia, cereais integrais e leguminosas (feijão, lentilha e soja)
Estes alimentos são fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina. A serotonina (5-HT) desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, a temperatura corporal, o apetite, o humor, a atividade motora e as funções cognitivas.

* Quer pensar bem? coma bem!

Enfim siga essas dicas e turbine seu cérebro.
Resultado de imagem para cerebro turbinado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Número de refugiados reconhecidos sobe 12% no Brasil em 2016

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil O número de refugiados reconhecidos no país aumentou 12% no país, em 2016, chegando a 9.552 pessoas de 82 nacionalidades.  Os dados acumulados entre 2010 e 2016  foram divulgados hoje (20) pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para marcar o Dia Mundial do Refugiado.  Do total de refugiados no país, 8.522 foram reconhecidos por vias tradicionais de elegibilidade, 713 chegaram ao Brasil por meio de reassentamento e a 317 foram estendidos os efeitos da condição de refugiado de algum familiar. Os países com maior número de refugiados reconhecidos no Brasil em 2016 foram Síria (326), República Democrática do Congo (189), Paquistão (98), Palestina (57) e Angola (26). Os pedidos de refúgio, segundo o Conare, caíram 64% em 2016, em comparação com 2015, sobretudo em decorrência da diminuição das solicitações de haitianos. Os países com maior número de solicitantes d...

Doenças comuns na época de frio (Prevenção,Tratamento,Sintomas)

Na época do frio, as pessoas normalmente se concentram em locais fechados, assim o ar mais seco traz a grande facilidade para a poluição e a propagação de vírus e bactérias causadoras de muitas doenças. por isso é muito importante na época mais fria do ano redobra os cuidado com a saúde.As doenças mais comuns no inverno são: sinusite, otite, pneumonia, gripe, resfriado, rinite, asma, amidalite, bronquite e diversas alergias.       SINUSITE:   é a inflamação dos seios nasais, que são cavidades no crânio em torno do nariz. Provocada  por alergias ou infecções de vírus ou bactérias, causa dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos.                           PREVENÇÃO: ·          Evite locais com poluição e fumo de tabaco, que irritam as vias aéreas. ·       ...

O que é o cálculo renal?

                                                                                                                                                                          O cálculo renal ou pedra nos rins geralmente começa como um pequeno material parecido com um cristal, que gradualmente se desenvolve em uma massa grande e sólida. A urina normalmente possui substâncias químicas que inibem a formação desses cristais. Quando eles permanecem pequenos podem passar pelo trato urinário e serem excretados sem que percebamos. Porém quando se juntam para formar uma pedra, pode...